Olá a todos. Hoje falamos-vos de Birdwatching (Actividade de observação de aves).
Já podemos falar de dois tipos de Birdwatching: o de “sofá” e o de campo.
O Birdwatching de “sofá” é o que fazemos quando visitamos o Condoninho da Renata e observamos as cegonhas e outras aves que pelos ninhos passam, os seus comportamentos, a sua constituição física, etc, através de dispositivos electrónicos e informáticos.
O outro tipo de Birdwatching, o Birdwatching de campo, que existe há mais tempo, consiste na observação de aves a olho nú, com binóculos ou usando um telescópio, nos locais onde elas estão, como actividade de tempos livres ou inserida em estudos científicos rigorosos. É uma actividade que conjuga passeios ao ar livre, uma componente de memória visual e uma componente auditiva já que várias espécies de aves, embora não estejam à vista, podem ser identificadas através do seu canto ou chamamento.
Os birdwatchers (observadores) fazem-se frequentemente acompanhar de guias de bolso (pequenos livros de campo que os auxiliam na identificação das espécies).
Esta actividade tem ganho inúmeros adeptos em Portugal e no mundo nos últimos anos, e em Inglaterra tem já uma grande comunidade de praticantes que não esquecem o dever de conjugar as suas observações com a preservação do sossego e bem-estar destes animais.
Portugal é um local de excelência para observação de Avifauna no campo, já que usufrui de várias espécies residentes todo o ano, assim como faz parte da rota de espécies migradoras que por aqui param de passagem. Por esta altura é possível observar em alguns pontos do país várias espécies que migram para África, procurando zonas mais quentes onde passar o Inverno.