segunda-feira, 10 de maio de 2010

“As aves têm penas com funções diferentes?”

Segue mais uma resposta ao desafio da semana passada! A pergunta era: “As aves têm penas com funções diferentes?” Resposta: Sim. Existem principalmente 6 tipos de penas: penas de contorno, plumas, semiplumas, filoplumas, plumas de pó e cerdas.
Penas de contorno - são as mais externas e as que dão a cor e a forma à ave; mantém o corpo seco, isolando-o da chuva; como são fortes e duras, suportam a ave durante o voo. Plumas - muito macias e fofas, criam um emaranhado que armazena bolsas de ar, mantendo a ave quente; são responsáveis por dar às crias a sua aparência fofa. Semiplumas - são penas intermédias entre penas de contorno e plumas; fornecem uma camada adicional de aquecimento e ajudam a manter a suavidade e aerodinamismo das formas da ave. Filoplumas - são sensoriais, auxiliando no controle dos movimentos das penas de contorno e localizando-se por baixo destas. Plumas de pó – as suas pontas desintegram-se num pó fino e resitente à água, contribuindo para a impermeabilização das penas; nem todas as espécies as possuem. Cerdas – são penas altamente especializadas, localizadas nas narinas (para filtragem de poeiras), nos olhos e bico (protecção dos olhos, enquanto consome a presa); as cerdas também podem fornecer sensibilidade táctil.
A plumagem chega a pesar 2 ou 3 vezes mais que o próprio esqueleto da ave, visto que, como tivemos ocasião de referir anteriormente, muitos dos seus ossos são ocos.