Olá a todos. O material branco que por vezes se vê nas patas destas cegonhas resulta dos seus próprios excrementos, outrora fluidos.
Este comportamento já foi verificado para outras espécies da família Ciconiidae - à qual a cegonha-branca pertence – tais como o Marabu (Leptoptilos crumeniferus) e uma cegonha das Américas (Mycteria americana) que quando está calor, dirige os seus excrementos líquidos para as suas longas pernas.
Um estudo realizado com garças e gaivotas concluiu que as suas pernas nuas têm grande importância na termorregulação do corpo, sendo que quanto maior é a temperatura exterior, maior é a percentagem de calor interno libertado pelas pernas, face ao total de calor interno libertado pelo corpo da ave.
O estudo indica também que, para os indivíduos analisados, à temperatura ambiente de 35° C, quase todo o calor interno é dissipado através das pernas.
Por outro lado, estima-se que a perda de calor para a água seja cerca de 4 vezes superior à que é perdida para o ar, à mesma temperatura ambiente.
Assim, com este comportamento conseguem perdas grandes de calor por evaporação à medida que a água dos excrementos vai escorrendo pelas pernas, regulando a sua temperatura corporal.